*O que quer dizer na Bíblia: Segundo a ordem de Melquisedeque? - VC6-E10-P

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Muitos geram a idéia o que seja a ordem de Melquisedeque, vemos textos que determinam essa função de ordem de Melquisedeque. Para compreender corretamente o termo "ordem"1,2,3,4,5,6, necessitamos compreender o termo nas pontes das línguas originais do texto, que seriam o hebraico e o grego. Em 1, temos o hebraico, mas temos sua ponte grega na septuaginta.

Temos portanto a vertente hebraica (דברתיH1700)(dibrâh)9, e o seu paralelo grego (ταξινG5010 N-ASF)(taxis)10, em ambos os dicionários temos o termo ordem como intercessão, de fato nenhum deles gera o significado de mandado, ou seja ordem não é que foi o tipo "João ordenou a Pedro trabalhar", de fato a idéia dos dois termos é ordem de sequência. Mas devemos entender que a raiz principal do termo é igualdade entre duas coisas, ou seja estamos determinando que Melquisedeque é semelhante em posição ao Ungido. Definindo que tanto Melquisedeque como o Ungido são sacerdotes eternamente.

O que temos em grego é que (ταξινG5010 N-ASF)(taxis)10, vem da raiz (tassō)11, que define cabalmente uma ordem de dignidade oficial. O que claramente se demonstra a vertente do texto "um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem"12. Se formos para o hebraico temos (דברתיH1700)(dibrâh)9, que é o feminino de (dâbâr)13, que tem por radical (dâbar)14, que envolve o conceito de ligação que é apontar, ou definir, assim o fundamento da "ordem", é informar. No verso temos então que Jesus e Melquisedeque estão definidos na mesma escala. O sistema de idealizar sucessão por morte não cabe aqui pois o termo em grego e hebraico não fundamenta a necessidade de morte, nem que o outro seja obrigado a deixar o que estava fazendo, ou seja Melquisedeque não deixa de ser sacerdote por que Jesus é sacerdote, apenas é apresentado que Jesus é sacerdote. Neste caso mesmo sendo sacerdote em semelhança a Melquisedeque Jesus possui as ferramentas para interceder pelo homem, ou seja é homem. Definir que Jesus seja homem não o impossibilita de ser Deus, deve se entender que o termo Deus em português advém do Theos grego que vem do proto-europeu que significa do céu, assim o que vem do céu é Deus, e divino é a característica do que provem do céu. No conceito hebraico temos Elohim, que é a existência de Deus na sua forma ampliada, de forma que tudo que atua sobre a obediência do controle divino é Deus. Ora assim com todos os fundamentos lingüísticos não se esta definindo que Jesus não seja Deus apenas não se esta analisando por este campo de visão.

 O que fundamentamos é que no conceito definido da "ordem de Melquisedeque", temos que a necessidade de Jesus como integrante da humanidade é necessária para a intercessão,"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."15. Assim podemos observar que a ordem levítica somente era uma sombra, visto que "porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados"16, ou seja é natural observar que as ações dos levitas eram apenas sombra, pois de fato não perdoava pecados. Dessa forma temos que o verdadeiro sacerdote eterno é Melquisedeque, mas enquanto obra de expiação não poderia ser feito, ficando ao cargo de transmitir e atuar a vontade divina aos homens.

Assim mesmo Jesus sendo da ordem de Melquisedeque tal esta com uma função que não poderia ser feita por Melquisedeque, que é a expiação por seu sangue, visto que "de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador."17, de fato os levitas não podem ser sacerdotes eternos por causa da morte "E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer"17, assim somente um sacerdote eterno do mesma classificação de Melquisedeque poderia "mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo."17, ser o verdadeiro sacerdote e não um Levíta.

De fato por se saber antecipadamente que os sacerdotes levitas não serviriam para de fato ser sacerdote, sendo apenas sacerdote tipológico, temos que as doze tribos e mesmo Israel político ser uma tipologia, sendo os fatos reais o que realmente é, os fatos reais, como as ações divinas que ocorrem no Céu, e as atuações e ocorrências na terra mediante as profecias. Assim os efeitos sacerdotais levíticos e as normas que regem este efeito são "são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo"18. Deve se ter em mente o que são normas levíticas e o que são normas de amor. Deve se saber o que é pecado para se purificar pela obediência. Ora obedecer a Deus não é regra levítica, visto que Abrão não tinha sacerdote levita e obedecia a Deus, como Noé, Enoque e outros

 

Referências

  1. Psa_110:4 Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
  2. Heb_5:6 como também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
  3. Heb_5:10 sendo por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
  4. Heb_6:20 aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
  5. Heb_7:17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
  6. Heb_7:15 E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote,
  7. Psa 110:4 נשׁבעH7650 יהוהH3068 ולאH3808 ינחםH5162 אתהH859 כהןH3548 לעולםH5769 עלH5921 דברתיH1700 מלכי צדק׃H4442
  8. Psa 110:4 [109:4] ωμοσενV-AAI-3S κυριοςG2962 N-NSM καιG2532 CONJ ουG3364 ADV μεταμεληθησεταιV-FPI-3S συG4771 P-NS ειG1510 V-PAI-2S ιερευςG2409 N-NSM ειςG1519 PREP τονG3588 T-ASM αιωναG165 N-ASM καταG2596 PREP τηνG3588 T-ASF ταξινG5010 N-ASF μελχισεδεκN-PRI
  9. H1700

    דִּבְרָה
    dibrâh
    dib-raw'
    Feminine of H1697; a reason, suit or style: - cause, end, estate, order, regard.
  10. G5010

    τάξις
    taxis
    tax'-is
    From G5021; regular arrangement, that is, (in time) fixed succession (of rank or character), official dignity: - order.
  11. G5021

    τάσσω
    tassō
    tas'-so
    A prolonged form of a primary verb (which latter appears only in certain tenses); to arrange in an orderly manner, that is, assign or dispose (to a certain position or lot): - addict, appoint, determine, ordain, set.
  12. 1Ti_2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
  13. H1697

    דָּבָר
    dâbâr
    daw-bawr'
    From H1696; a word; by implication a matter (as spoken of) of thing; adverbially a cause: - act, advice, affair, answer, X any such (thing), + because of, book, business, care, case, cause, certain rate, + chronicles, commandment, X commune (-ication), + concern [-ing], + confer, counsel, + dearth, decree, deed, X disease, due, duty, effect, + eloquent, errand, [evil favoured-] ness, + glory, + harm, hurt, + iniquity, + judgment, language, + lying, manner, matter, message, [no] thing, oracle, X ought, X parts, + pertaining, + please, portion, + power, promise, provision, purpose, question, rate, reason, report, request, X (as hast) said, sake, saying, sentence, + sign, + so, some [uncleanness], somewhat to say, + song, speech, X spoken, talk, task, + that, X there done, thing (concerning), thought, + thus, tidings, what [-soever], + wherewith, which, word, work.
  14. H1696

    דָּבַר
    dâbar
    daw-bar'
    A primitive root; perhaps properly to arrange; but used figuratively (of words) to speak; rarely (in a destructive sense) to subdue: - answer, appoint, bid, command, commune, declare, destroy, give, name, promise, pronounce, rehearse, say, speak, be spokesman, subdue, talk, teach, tell, think, use [entreaties], utter, X well, X work.
  15. Heb_4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
  16. Heb 10:4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados.
  17. Heb 7:20 E visto como não foi sem prestar juramento (porque, na verdade, aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
    Heb 7:21 mas este com juramento daquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre),
    Heb 7:22 de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador.
    Heb 7:23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
    Heb 7:24 mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo.
    Heb 7:25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.
  18. Col 2:16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,
    Col 2:17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.










     

Reformadoresdasaude.com This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Reformadores

Pesquisando os verdadeiros caminhos para saúde

A saúde esta ligado diretamente em aceitar as leis da natureza como princípio ideal, anulando as ilusões que são criadas pela sociedade.

©2024 Websolution3d. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper