13. O Dia da Expiação VC6-E813-P

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Dia da Expiação foi o grande dia em Israel. Era peculiarmente sagrado, e nele não havia trabalho a ser feito. Os judeus chamavam de Yoma, o dia. Foi a pedra angular do sistema sacrificial. Quem não afligiu naquele dia sua alma foi cortada de Israel. (Levítico 23:29) O dia da expiação ocorreu no décimo dia do sétimo mês, Tishri, que corresponde ao nosso setembro-outubro. A preparação especial para este dia começou no primeiro dia de Tishri. Disto, a Enciclopédia Judaica, artigo “Expiação”, diz:

. “Os primeiros dez dias de Tishri cresceram para serem os dez dias penitenciais do ano, destinados a trazer uma perfeita mudança de coração e fazer Israel como criaturas recém-nascidas. . . . a culminação sendo alcançada no Dia da Expiação quando o maior presente da religião, a misericórdia tolerante de Deus, deveria ser oferecida ao homem. ”“ A ideia também se desenvolveu em círculos judaicos que no primeiro dia de Tishri, o sagrado Dia de Ano Novo e o aniversário de criação, as ações do homem foram julgadas e seu destino foi decidido; e que no décimo de Tishri o decreto do céu foi selado. ”Volume 2, página 281.

Uma concepção judaica do que aconteceu naquele dia é dada na mesma enciclopédia, artigo “Expiação, dia de”, como segue:

Deus, sentado em Seu trono para julgar o mundo, ao mesmo tempo juiz, Pluge, Perito e Testemunha, abre o Livro de Registros; é lido, a assinatura de cada homem é encontrada nele. A grande trombeta soa; uma voz mansa e delicada é ouvida; os anjos estremecem, dizendo: Este é o dia do juízo, porque os seus próprios ministros não são puros diante de Deus. Quando um pastor reúne seu rebanho, fazendo com que ele passe por baixo de sua vara, Deus faz com que toda alma viva passe diante dele para fixar o limite da vida de toda criatura e para predeterminar seu destino. No dia de ano novo o decreto é escrito; no Dia da Expiação é selado quem deve viver e quem deve morrer, etc. Mas penitência, oração e caridade podem impedir o mau decreto. ”- Ibidem, p. 286.

Uma semana antes do décimo dia do sétimo mês, o sumo sacerdote mudou-se de sua casa em Jerusalém para o recinto do templo. Lá ele passou a semana em oração e meditação, e também ensaiando o ritual do Dia da Expiação, para que nenhum erro fosse cometido em nenhuma das cerimônias. Havia também com ele, pelo menos nos anos posteriores, outro padre que poderia continuar com o serviço do dia, caso adoecesse ou morresse, ou qualquer acidente acontecesse com ele. Havia também, em geral, um padre mais velho, que instruía e ajudava o sumo sacerdote, e certificava-se de que ele entendesse cada passo do ritual e estivesse completamente familiarizado com tudo o que deveria ser feito. Na noite anterior ao Dia da Expiação, não foi permitido ao sumo sacerdote dormir, para que alguma contaminação viesse a ele.

No Dia da Expiação todos se levantaram cedo. O próprio sumo sacerdote oficializava o sacrifício matinal diário, que era realizado neste dia como nos outros dias. (Números 29:11) Depois que o culto terminou, começaram os cultos especiais. O registro do que foi feito é encontrado no décimo sexto capítulo de Levítico. Um estudo deste capítulo fornece as seguintes informações: Aarão é informado de que ele não pode entrar em todos os momentos no lugar santíssimo, "que ele não morre", pois Deus "aparecerá na nuvem sobre o propiciatório". Levítico 16 : 2 Quando ele vier ao lugar santíssimo no Dia da Expiação, ele deve usar “o manto de linho santo, e ele terá as calças de linho sobre sua carne, e será cingido com o cinto de linho, e com a mitra de linho ele estará vestido: estas são vestes sagradas. ”Versículo 4. Antes de colocá-los, ele deve tomar banho.

Ao iniciar o culto, o sumo sacerdote recebe da congregação dois bodes para oferta pelo pecado e um carneiro para holocausto, os quais, junto com sua oferta pelo pecado, um novilho, são apresentados perante o Senhor. (Versículos 3, 5) Ele mata o novilho, que é para si mesmo, e com ele ele deve fazer “uma expiação por si mesmo e por sua casa”. Verso 11.

Depois que o novilho é morto, mas antes que qualquer sangue seja ministrado, o sumo sacerdote deve “pegar um incensário cheio de brasas de fogo do altar diante do Senhor, e suas mãos cheias de incenso doce batido, e trazer dentro do véu ”. Ali ele coloca o incenso no fogo que ele trouxe, e a nuvem de incenso cobre“ o propiciatório que está no testemunho, para que ele não morra ”. Versículos 12, 13.

O sumo sacerdote está agora pronto para ministrar o sangue do novilho, o que ele faz por aspersão “com o dedo sobre o propiciatório para o oriente; e antes da semente da misericórdia, ele espargirá o sangue com o dedo sete vezes. ”Versículo 14.

Antes do boi é morto, outra cerimônia aconteceu. Muitos são lançados sobre as duas cabras, uma para o Senhor e outra para o bode expiatório. (Verso 8) O bode sobre o qual o lote cai para o Senhor deve ser oferecido como uma oferta pelo pecado. O outro, o bode expiatório, deve ser apresentado vivo diante do Senhor “para fazer expiação com ele, e para deixá-lo ir para um bode expiatório no deserto.” (Vers. 9, 10) De ambas as cabras afirma-se que Arão “apresentá-los-á perante o Senhor à porta da tenda da congregação”. Versículo 7. Isso significa que ambos foram levados para perto da porta do tabernáculo e amarrados a anéis colocados no chão ou na calçada, e deixados ali de pé enquanto a outra parte do serviço com o novilho avançou. Eles foram assim apresentados "diante do Senhor,

Depois que o sumo sacerdote saiu do lugar santíssimo, tendo realizado o ritual com o sangue do novilho, ele matou o bode da oferta pelo pecado que era para o povo. Ele então entrou no lugar santíssimo e aspergiu o sangue do bode, como ele havia borrifado o sangue do novilho, sobre o propiciatório e diante do propiciatório. (Versículo 15) Por este ato ele fez expiação pelo lugar santíssimo “por causa da imundícia dos filhos de Israel, e por causa de suas transgressões em todos os seus pecados”. Versículo 16. Ele então fez a mesma coisa para o tabernáculo de a congregação, isto é, o lugar santo.

Havia um regulamento especial que, enquanto o sumo sacerdote estava fazendo este trabalho, não deve haver ninguém no “tabernáculo da congregação quando ele entra para fazer expiação no santo lugar, até que ele saia e tenha feito uma expiação por si mesmo, e por sua casa, e por toda a congregação de Israel. ”Verso 17. Não nos é dito o motivo dessa proibição, mas parece razoável acreditar que o véu que separava o sagrado do santíssimo foi desenhado Deixando de lado durante os serviços especiais do Dia da Expiação, revelando assim a arca e a misericórdia com a Shekinah, qualquer pessoa não especialmente designada para entrar no santuário estaria em grave perigo de se intrometer na presença de Deus despreparada, o que seria morte instantânea média.

Purificando o Tabernáculo e o Altar

Tendo feito expiação pelo lugar santo e pelo tabernáculo da congregação, isto é, pelo lugar santíssimo e lugar santo (verso 16), Aarão “sairá ao altar que está diante do Senhor, * e fará um expiação por isso; tomará do sangue do novilho e do sangue do bode eo porá sobre as pontas do altar em redor. E aspergirá o sangue sobre ele sete vezes com o dedo, e purificará e o santificará das imundícias dos filhos de Israel. ”Versos 18, 19.

Arão tinha agora “feito um fim de reconciliação do lugar santo, e o tabernáculo da congregação, e o altar.” Versículo 20. É digno de nota que o segundo apartamento é chamado de “lugar santo” neste capítulo, como de fato está em outro lugar na Bíblia. Mas isso não precisa causar qualquer confusão, pois é contrastado com o "tabernáculo da congregação", que é o nome comum para o primeiro apartamento. A leitura deste verso, como podemos entendê-lo, é, portanto, que Arão tinha agora "feito um fim de reconciliação" o lugar mais sagrado, o lugar santo e o altar.

Quando Aarão ofereceu o novilho, ele fez “uma expiação por si mesmo e por sua casa”. Versículos 6, 11. Por outro lado, o bode da oferta pelo pecado era para o povo. (Versículos 8, 15.) No entanto, na administração do sangue de bode, não se diz que Arão fez expiação pelo povo, mas “pelo lugar santo” e “pela tenda da congregação”. Verso 16.

Nós não negamos, mas afirmamos, que uma expiação foi efetuada para o povo, pois isto é declarado definitivamente em outro lugar. (Verso 30, 34) Estamos apenas chamando a atenção para o fato de que o sangue do novilho faz expiação por Arão e sua casa, enquanto o sangue do bode faz expiação e purifica os lugares santos do santuário. (Verso 18.) É quase incidentalmente que a expiação pelo povo é mencionada. Este estudo nos leva à conclusão de que havia dois propósitos distintos na limpeza realizada no Dia da Expiação: um, a purificação das coisas - como os dois lugares santos e o altar; o outro, a limpeza de padres e pessoas. A impureza é removida das coisas e a impureza é removida das pessoas. Ambos estão limpos. (Versículos 16, 19, 30.) Também, a expiação é feita pelas coisas, e a expiação é feita pelo povo. (Versículos 11, 16, 18, 30, 33, 34.) Esses dois propósitos estão intimamente conectados; um é dependente do outro, e ainda assim eles devem ser mantidos separados em nosso pensamento como estão no registro.

Os lugares santos foram purificados, não por causa de qualquer pecado inerente ou mal no santuário ou altar, mas "por causa da imundícia dos filhos de Israel, e por causa da transgressão em todos os seus pecados". Versículo 16. Isto é verdade do altar também. O sacerdote deve “limpá-lo e santificá-lo da impureza dos filhos de Israel”. Versículo 19.

Estas declarações deixam claro que foram os pecados de Israel que contaminaram o santuário e o altar.

Essa contaminação havia ocorrido durante todo o ano no ministério diário. Todas as manhãs e todas as noites um cordeiro havia sido morto e seu sangue espargido sobre o altar “ao redor”. Isso havia corrompido o altar. Os ofensores haviam trazido suas ofertas pelo pecado, e o sangue havia sido aspergido no lugar sagrado e posto nas pontas dos altares. Outras ofertas haviam sido trazidas e o sangue havia sido aspergido sobre o altar “ao redor”. Através desses meios, o santuário, bem como os altares, haviam sido contaminados. Os serviços do Dia da Expiação eram para descartar todos esses pecados e purificar tanto o santuário e o sacerdócio quanto o povo.

Uma pergunta

A questão pode ser levantada: Por que as pessoas precisavam de limpeza? Se eles não tivessem trazido seus sacrifícios de vez em quando ao longo do ano, confessassem seus pecados e fossem embora perdoados? Por que eles precisariam ser perdoados duas vezes? Por que “uma lembrança” deve ser “feita de pecados a cada ano”? Não deveria “os adoradores, uma vez purgados, não terem mais consciência dos pecados”? Hebreus 10: 3, 2. Essas perguntas exigem uma resposta.

Pode ser pertinente observar que a salvação é sempre condicionada ao arrependimento e perseverança. Deus perdoa, mas o perdão não é incondicional e independente do curso futuro do pecador. Note como Ezequiel diz. “Quando o justo se desvia da sua justiça e comete iniqüidade e age de acordo com as abominações que o iníquo faz, ele viverá? Toda a sua justiça que ele fez não será mencionada: em sua transgressão que ele tem transgredido, e em seu pecado que ele tomou banho, neles morrerá. ”Ezequiel 18:24.

Este texto afirma que quando um homem se afasta da direita, todas as suas boas obras “não serão mencionadas”. O contrário também é verdadeiro. Se um homem tem sido iníquo, mas se desvia do seu mau caminho, “todas as suas transgressões que ele cometeu, não serão mencionadas a ele”.

Note também como Cristo na parábola lidou com o homem que devia dez mil talentos. Quando ele implorou por misericórdia, ele foi perdoado. (Mateus 18:27) No entanto, quando o mesmo servo era impiedoso para com o seu companheiro que devia a pequena quantia de cem pence e o mandou para a prisão, o seu senhor disse-lhe: 0 Servo malvado, eu te perdoei toda essa dívida, porque tu me desejavas. Não devias tu também ter compaixão do teu próximo, como eu tive piedade de ti? E o seu senhor indignou-se, e entregou-o aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim também meu Pai celestial fará a vós, se de coração não perdoardes a cada um a seu irmão suas transgressões. Mateus 18: 32-35.

Deus mantém uma conta com cada homem. Sempre que uma oração pelo perdão ascende a Deus a partir de um coração verdadeiro, Deus perdoa. Mas depois que os homens foram perdoados, às vezes mudam de ideia. Eles se arrependem de seu arrependimento. Eles mostram por suas vidas que seu arrependimento não é permanente. E assim Deus, em vez de perdoar absoluta e finalmente, marca perdão contra os nomes dos homens e espera com o último apagamento dos pecados até que eles tenham tempo de pensar no assunto. Se no final de suas vidas eles ainda são da mesma opinião, aborrecendo seus pecados em sincero arrependimento, Deus os considera fiéis, e no dia do julgamento seu registro é finalmente limpo.

Então em Israel do passado. Quando o Dia da Expiação rolou, cada infrator teve a oportunidade de mostrar que ele ainda era da mesma opinião. Se ele era, o pecado foi apagado e ele foi completamente limpo.

Um dia de julgamento

O Dia da Expiação foi o dia do julgamento de Israel, conforme evidenciado pelas citações no início deste capítulo. Dia a dia, durante o ano, os transgressores apareceram no templo e receberam perdão. No Dia da Expiação esses pecados foram revistos diante de Deus, ou como Hebreus diz, houve “uma lembrança novamente dos pecados”. Hebreus 10: 1 Naquele dia todo verdadeiro israelita renovou sua consagração a Deus e confirmou seu arrependimento. Como resultado, ele não só foi perdoado, mas foi purificado. “Naquele dia o sacerdote fará expiação por você, para purificá-lo, para que você seja limpo de todos os seus pecados perante o Senhor.” Levítico 16:30. Deve ter sido com felicidade em seus corações que Israel foi para casa na noite daquele dia. ”Limpa de todos os seus pecados.” Maravilhosa segurança! A mesma promessa

é dado no Novo Testamento: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1: 9. Não só perdoado de toda injustiça, mas purificado! Purificado de "todos os seus pecados"! "Oh, a bem-aventurança do pensamento glorioso meu pecado, não em parte, mas o todo."

Do julgamento final, o revelador diz: “Vi os mortos, pequenos e grandes, em pé diante de Deus. E os livros foram abertos. E outro livro foi aberto, que é o livro da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. ”Apocalipse 20:12. “Os mortos foram julgados pelas coisas que foram escritas nos livros.” O Dia da Expiação foi um tipo daquele dia. Enquanto não havia livros guardados no santuário, havia, no entanto, um registro do pecado. Cada gota de sangue aspergida no altar da oferta queimada no culto da manhã e da tarde constituía um registro dos pecados cometidos. Nos chifres do mesmo altar, e também no altar do incenso, um registro de pecados perdoados foi feito pelo sangue colocado nos chifres pelo sacerdote oficiante, à medida que os pecadores vinham com seus sacrifícios pessoais para obter o perdão. No Dia da Expiação, os pecados daqueles que já haviam obtido o perdão foram apagados. Os pecadores não arrependidos foram “cortados”. Assim, o santuário foi purificado do registro do pecado acumulado ao longo do ano. Os pecados não mais permaneceram como uma testemunha contra o povo. A expiação havia sido feita e as pessoas não estavam sob condenação. Mesmo o registro não existia mais. A expiação havia sido feita e as pessoas não estavam sob condenação. Mesmo o registro não existia mais. A expiação havia sido feita e as pessoas não estavam sob condenação. Mesmo o registro não existia mais.

Cristo, o homem representativo

Em outro capítulo, a afirmação é enfatizada que Aaron não apenas representou o povo, mas foi praticamente identificado com eles. O que ele fez, eles fizeram. O que eles fizeram, ele fez.

O sumo sacerdote “representava todo o povo. Todos os israelitas foram contados como estando nele ”. Nele“ tudo o que pertencia ao sacerdócio se reunia e alcançava sua culminação ”.“ Quando ele pecou, ​​as pessoas pecaram ”.

Adão era o homem representativo. Por ele “o pecado entrou no mundo”. Romanos 5:12. Por sua “desobediência muitos foram feitos pecadores”. Versículo 19. E assim, “pela ofensa de um homem, a morte reinou por um”, e “pela ofensa de uns muitos morreram”. Versículos 17, 15.

Cristo também era o homem representativo. Ele foi o segundo homem e o último Adão. “O primeiro mapa é da terra: o segundo é o Senhor do céu.” 1 Coríntios 15:47. Este segundo homem, “o Senhor do céu”, desfez tudo o que o primeiro homem havia feito por sua transgressão. Pela desobediência do primeiro homem “muitos foram feitos pecadores”. Pela obediência do segundo homem “muitos serão feitos justos.” Romanos 5:19. Pela ofensa do primeiro homem, 'O julgamento chegou a todos os homens para condenação'. Pela retidão do segundo homem, “o dom gratuito veio sobre todos os homens para justificação da vida”. Versículo 18. E assim “como em Adão tudo morra, assim também em Cristo todos serão vivificados. ”1 Coríntios 15:22.

O sumo sacerdote era um tipo de Cristo e um representante da nação. Como representante da nação, ele foi identificado com seus pecados e merecia a morte. Como um tipo de Cristo, ele era seu mediador e salvador. Em ambos os casos ele fez transações com Deus pelo povo. Nesse sentido, ele era o povo. Se Deus o aceitou, Ele aceitou as pessoas nele. Por essa razão, as pessoas estavam ansiosas para ouvir o som dos sinos em seu manto no Dia da Expiação. Quando finalmente a expiação foi efetuada e a reconciliação foi concluída, o som dos sinos quando o sumo sacerdote retomou suas vestes sacerdotais foi o sinal de que Deus havia aceitado o substituto. Quando ele saiu e o som foi claramente ouvido por todos, sua alegria e gratidão foram profundas. Deus mais uma vez os aceitou na pessoa do sumo sacerdote.

Quando o sumo sacerdote entrou no santuário no Dia da Expiação, ele entrou como representante do povo. Nele Israel apareceu diante do Senhor para prestar contas dos pecados do ano. O registro desses pecados apareceu em sangue no altar da oferta queimada e no lugar santo. Com o Dia da Expiação, chegou o dia do juízo final, o dia do juízo em que todos os pecados seriam revistos diante de Deus, e o sumo sacerdote apareceria na presença de Deus, protegido pelo véu do incenso. Pela primeira vez naquele ano, o pecado foi trazido diante de Deus no santíssimo. O sumo sacerdote aspergiu o sangue do novilho “sobre o propiciatório para o oriente; e diante do propiciatório ”ele aspergiu“ do sangue com o dedo sete vezes ”e recebeu“ expiação por si mesmo e por sua casa ”. Levítico 16: 14,11. Ele agora estava limpo. Quaisquer que sejam os pecados com os quais ele foi identificado, quaisquer que sejam os pecados pelos quais ele foi responsável, eles foram, em figura, transferidos para o santuário. Ele estava limpo, mas o santuário não era. O que até agora foi realizado é o seguinte: O sumo sacerdote, em sua capacidade representativa, apareceu diante de Deus e da lei. Ele reconheceu seus pecados e aspergiu o sangue. A lei, na verdade, perguntou.

"Você pecou?"

O sumo sacerdote respondeu: “Pequei e confessei meus pecados”.

A lei diz: “O salário do pecado é a morte. Não tenho outra escolha senão exigir vida.

O sumo sacerdote responde: “Eu trouxe o sangue da vítima. Aceite isso."

O sangue é aspergido no propiciatório. Um substituto foi aceito em vez do pecador. Neste substituto, o pecado foi colocado; é feito pecado e, como tal, morreu. Pagou a penalidade da transgressão. Ele morreu no lugar do pecador e pelo pecado. Pagou a dívida devido ao pecado.

Em nossa consideração de sacrifícios pelo pecado, foi dada ênfase à colocação da mão sobre a cabeça da vítima, transferindo assim o pecado para a vítima. Em cada caso, a vítima morre culpada, morre pelo pecado. Assim, Cristo levou nossos pecados sobre Si e foi feito pecado. Sendo feito pecado, ele deve morrer, pois o salário do pecado é a morte.

Cristo morreu não apenas como substituto do pecador, mas também como o Pecador. Levar nossos pecados sobre Si mesmo - dizemos com reverência - Ele deve morrer; a lei exigia isso. Mas pessoalmente Cristo não havia pecado. Ele era sem pecado; ainda ele morreu. E a morte do Inocente é uma parte definida do plano de Deus. A morte do pecador satisfaz a reivindicação da lei. A morte do Pecado proporciona o resgate e liberta o pecador da morte.

Depois que o sumo sacerdote ofereceu o novilho e borrifou seu sangue no propiciatório e diante do propiciatório, foi-lhe dito que "matasse o bode da oferta pelo pecado, que é pelo povo, e traga seu sangue para dentro do véu". faz com que o sangue, como ele fez com o sangue do novilho, e salpique-o sobre o mantimento da misericórdia, e diante do propiciatório. E fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel, e por causa das suas transgressões com todos os seus pecados; e assim fará pela tenda da congregação, que permanece entre eles no meio deles. da sua impureza. ”Levítico 16:15, 16.

Já foi notado antes, mas aqui deve ser enfatizado que o sangue do boi e do bode realizou duas coisas diferentes. O primeiro faz expiação por Aaron e sua casa. O segundo faz expiação pelo povo e pelo santuário. (Versículos 11, 15, 16) Nada é dito sobre o sangue do boi fazendo expiação ou purificando o santuário, mas isso é definitivamente declarado do sangue do bode. (Versículos 15, 16) Isso pode ser explicado pelos seguintes motivos.

Em todos os casos, no culto diário em que o perdão era obtido, a expiação era realizada por meio de sangue e indicava a transferência de pecados para o santuário. O pecador transferiu seus pecados para a vítima que foi morta, e o sangue foi colocado nas pontas do altar da oferta queimada, ou nas pontas do altar do incenso e aspergido no lugar santo. O sangue que - por causa do pecado ter sido confessado na vítima - pode ser chamado de sangue carregado de pecado, tipicamente e cerimonialmente contamina o lugar onde é aplicado. Assim o santuário é feito impuro.

Quando o sumo sacerdote sai depois de aspergir o sangue do novilho, ele é purificado. Quaisquer pecados que ele carregasse pelos quais ele era responsável haviam sido confessados ​​e transferidos para o santuário. Quando ele pisa fora do santíssimo, ele é purificado, livre, santo, um tipo de Cristo sem pecado. Ele confessou seus pecados, eles foram perdoados e ele não tem mais nenhuma confissão para fazer por si mesmo.

O bode do Senhor, cujo sangue ele está prestes a borrifar, tipifica o Um sem pecado. Em todas as ofertas feitas durante o ano, a morte de Cristo como o portador do pecado foi retratada. Ele foi feito pecado que não conheceu pecado. No bode no Dia da Expiação, Ho é tipificado como o escolhido de Deus, inofensivo, imaculado, sem pecado.

Para enfatizar: No bode oferecido no Dia da Expiação, temos uma referência simbólica à morte do Cristo sem pecado, “que é santo, inofensivo, imaculado, separado dos pecadores e feito maior do que os céus”. Hebreus 7:26. Porque o sangue do bode não é carregado de pecado, tem eficácia purificadora e torna possível a purificação do santuário.

A aspersão do sangue dos sacrifícios da manhã e da noite pela nação “cobria” todo o pecado cometido em todo o Israel naquele dia em particular. O sacrifício diário no altar representava Cristo, que morreu por nós “enquanto ainda éramos pecadores”; que deu a si mesmo por nós uma oferta e um sacrifício a Deus por um cheiro suave. Quem é “a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” Romanos 5: 8; Efésios 5: 2; 1 João 2: 2. O holocausto diário é simbólico Daquele que se entregou pelo pecado do mundo, morrendo por todos os homens, provendo assim para todos os que virão a Ele para serem salvos. A aspersão do sangue - ao redor do altar denota a expiação temporária ou provisória fornecida, e também constitui um registro dos pecados cometidos, mas ainda não individualmente expiados.

As ofertas individuais de pecado e transgressão constituíam, com efeito, um registro dos pecados pelos quais a expiação era requerida. Os pecados já haviam sido registrados no serviço diário de manhã e à noite. Agora os ofensores individuais registram seu arrependimento trazendo as ofertas requeridas, e o sangue é devidamente colocado nas pontas do altar do holocausto, ou nas pontas do altar do incenso e aspergido diante do véu. O sangue assim ministrado registrou pecados confessados. Já foi notado que todos os pecados confessados ​​acabaram chegando ao santuário, pois nos casos em que o sangue não era levado diretamente para o santuário, a carne era comida pelos sacerdotes que assim levavam o pecado; e quando os sacerdotes ofereciam sacrifícios para si mesmos, esses pecados seriam, com os seus próprios, levados para o lugar santo.

Este serviço de tabernáculo terrestre era típico do trabalho realizado no santuário acima, onde um registro completo é mantido dos pecados cometidos e dos pecados confessados. Quando o Dia da Expiação chegou a Israel, todos supostamente confessaram seus pecados e tiveram essa confissão registrada em sangue no santuário. Para completar o trabalho, era necessário que o registro fosse removido, para que os pecados fossem apagados, para purificar o santuário de sua impureza de sangue. Antes que essa limpeza específica fosse feita, o sumo sacerdote entrava no santíssimo com o sangue do novilho e fazia expiação por si e por sua casa. Feito isto, o trabalho de limpeza começou. O santíssimo foi purificado com o sangue do bode e depois o santo. Assim, o registro do pecado foi apagado. Depois disso, o altar foi purificado.

“Polvilhará sobre ela o sangue sete vezes sobre o dedo, e purificará e o santificará das imundícias dos filhos de Israel”. Levítico 16:19. Assim, ele termina de reconciliar o lugar santo, o tabernáculo da congregação e o altar. Verso 20. Tudo agora está limpo, reconciliado e expiado.

Até agora, no registro, nada foi dito sobre a limpeza do povo. Eles já haviam confessado seus pecados. Eles foram perdoados. Apenas o registro de seus pecados permaneceu, e neste dia isso foi apagado. O apagamento do registro foi o último ato na limpeza do povo. Eles começaram o ano novo com uma ardósia limpa.

Chamaríamos atenção para mais uma coisa, a colocação do sangue do boi nos chifres do altar. (Verso 18) Que o sangue do bode foi colocado no altar não precisa de mais explicações, pois isso era purificá-lo. Mas por que o sangue do boi?

O sumo sacerdote representava todo o povo. Ele fez uma transação para eles com Deus. Como representante de Cristo, ele tipicamente efetuava a expiação, de modo que, quando seu trabalho foi feito no Dia da Expiação, todo o pecado havia sido tratado, e todos os pecados confessos foram apagados. Quando a mentira, portanto, confessou esses pecados, mentiu em nome de Israel e recebeu expiação. Por isso, dizia-se que o sumo sacerdote fazia expiação por eles, para purificá-los, para que eles pudessem estar limpos de todos os seus pecados. (Verso 30)

Houve sem dúvida aqueles em Israel que atrasaram sua confissão até que fosse tarde demais para trazer uma oferta individual de pecado antes do Dia da Expiação. Eles estavam arrependidos, mas demoraram-se a ir ao santuário. Outros estavam doentes e não podiam vir ou estavam em uma jornada em terras distantes. Nenhum destes trouxe seus pecados ou ofertas de transgressão. Eles foram deixados de fora?

Seus pecados foram registrados por e no sacrifício diário de manhã e à noite, mas nenhuma confissão foi registrada no santuário, porque eles não trouxeram nenhum sacrifício. O que é para ser feito? O sumo sacerdote no Dia da Expiação punha um pouco do sangue nos chifres do altar e registrava assim a confissão e o perdão para eles. Ele fez o trabalho que eles teriam feito se houvesse tempo ou se fossem capazes; e por causa de seu arrependimento, eles foram incluídos na expiação. De tais são o ladrão na cruz e outros.

Assim, a obra do Dia da Expiação foi concluída, no que diz respeito a todos os pecados confessados. Todos que confessaram seus pecados e se arrependeram deles tiveram a certeza dos pecados apagados. Ele ouvira os sinos enquanto o sumo sacerdote retomou suas vestes sacerdotais, contando o trabalho completo. Ele não era apenas um pecador perdoado; ele não foi apenas perdoado; ele foi purificado. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar a sua injustiça”. 1 João 1: 9. O perdão foi realizado no serviço diário; a limpeza no Dia da Expiação. Até mesmo o registro do pecado foi apagado. Israel estava limpo.

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf

Reformadores

Pesquisando os verdadeiros caminhos para saúde

A saúde esta ligado diretamente em aceitar as leis da natureza como princípio ideal, anulando as ilusões que são criadas pela sociedade.

©2024 Websolution3d. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper