Resumo da Lei de Deus

Código VL03-E0004-P

VIEW:437 DATA:2020-03-20

Descrição:

A lei de Deus se resume e também se amplia através do texto "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças", a partir deste texto pode se amplia-lo e formar o texto "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", com o primeiro texto pode-se amplia-lo no conteúdo dos quatro primeiro mandamentos dos dez mandamentos, e como o segundo  os seis últimos mandamentos.

No céu o mandamento eterno se resume em "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças", visto não haver pecado no céu não se tornava necessário descrever por exemplo, "Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra,", vemos que o mandamento em questão, não teria sentido no céu visto não ter idéia de outros deuses, nem tão pouco a idéia de se fazer uma escultura para representar um Deus que já é materialmente presente para entidades celestiais, mas a lei "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças", esta existia.

Devemos ter em mente que as duas leis básicas são definidas na bíblia como o seu desdobramento nos dez mandamentos, no livro de Deuteronômio encontramos que Deus iguala as leis dos dez mandamentos a lei básica do "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças", e o messias Jesus enfatiza a igualdade dos dez mandamentos da lei com a lei básica, no livro de Mateus, e de Lucas.

Outros livros demonstram a permanência da lei de Deus que se baseia no "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças", e que foi determinado como semelhante aos dez mandamentos por Jesus o messias.

A lei dos mandamentos ja era compreendida pelos judeus como a lei do amor, veja por exemplo que o doutor da lei disse: "E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna", assim Jesus perguntou a lei para o doutor da lei, veja que estamos analisando um doutor da lei e este doutor foi questionado por Jesus que disse "Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu?", veja que o doutor da lei não citou nenhuma das chamadas leis mosaicas, nem tão pouco teve dúvida sobre o que Jesus estava falando, tal doutor da lei disse: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo".

A pergunta é, o doutor da lei estava correto ou estava errado na resposta sobre "Que está escrito na lei? Como lês tu?", ora Jesus perguntou "Que está escrito na lei?", e o doutor na lei tinha que saber o que estava escrito na lei, e o doutor disse "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo", disse diretamente sem pestanejar, sem usar outros materiais do pentateuco, assim os judeus sabiam qual era a lei, a lei era e sempre foi "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo", e os judeus sabiam disso.

Bem a pergunta foi "Mestre, que farei para herdar a vida eterna", Jesus perguntou e o doutor da lei respondeu e Jesus disse "Respondeste bem;", ora o doutor da lei tinha respondido corretamente, e a pergunta era "que farei para herdar a vida eterna", e Jesus disse "faze isso, e viverás", logo se alguém deseja a vida eterna deve seguir o que Jesus disse "faze isso, e viverás". A pergunta é, fazer o que? E a resposta é "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo", logo os judeus sabiam diferenciar a lei dos mandamentos das outras leis, visto Jesus dizer "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas". Ou seja os judeus sabiam que toda a lei dependia das duas, visto o doutor da lei ter respondido tão diretamente a resposta de Jesus.

Ora não existe nenhuma lei a não ser duas, e que poderia ser descrito até como uma "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento".

E todos entendiam que ao falar de lei, estavam falando dos dez mandamentos, e primordialmente nas duas leis, ou a lei do amor, assim os discípulos podiam escrever naturalmente que "Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", o que era compreendido pelos judeus de forma que a sua conclusão era prática "O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei".

Veja que os judeus podiam compreender que ao falar a lei, eles compreendiam do que se estava falando, tanto Jesus demonstrou que os judeus sabiam, como os discípulos falavam como se todos soubessem que que é a lei. Ao falar a lei, eles não se perguntavam qual estatuto sacerdotal estava se falando, eles sabiam que a lei era "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento", como disse "certo doutor da lei" e que Jesus disse "Respondeste bem" e mais "faze isso, e viverás".

Prova:

Ao ler os textos citados em 1, temos "até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei". Aqui neste texto que determina uma pronúncia de Cristo, qual é a lei citada, para tal devemos analisar o que Cristo considera como lei. Para entender devemos primeiramente citar os mandamentos de Deus, citados em 2, para após isso continuar a leitura em 3, aqui a lei determinada em 2. é resumida no texto em 3, descrevendo que a lei dos dez mandamentos são resumidas. No qual Cristo cita categoricamente em, 4,5,6. Na referência de 3, que se determina ao texto 2.Logo a lei definida em 1, revela-se em 2, pelo seu resumo em 3. No texto em 7 encontramos que "A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado", primeira pergunta o texto disse que deixaram de vigorar após João, em 7 é complementado "mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.", portanto o termo de lei que foi exposta nos textos 2,3,4,5,6 permanecem após João, e alem disso ainda ocorre o citado em 7 "então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele", tal não anula "A lei e os profetas", apenas é acrescido uma nova pregação.

Comentário, não existe texto que determine que lei seja profecia a ser cumprida, caso assim o fosse os textos 2,3,4,5,6 determinariam que Cristo estava errado, o que não ocorre, visto não ter textos que diga o contrário. Não existe texto sólido que determine que deve se passar a "A lei e os profetas", nem que "A lei", não seja em referência aos mandamentos. Tais normativos são cumpridos e não determina sua anulação, em referência a 2,3,4,5,6. Como a lei e os profetas referem-se a toda a escritura, e tendo Daniel, profetizando por tempos muito distantes, tais não se cumpriram só no tempo de Cristo, logo 2,3,4,5,6 permanece pois assim foi citado. Cristo veio cumprir o que dele estava escrito, e como ele diz "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas"1,

Para melhor compreesão de 2,3,4,5,6 pode-se ver o texto em 8, determinado uma das partes em referencia com os últimos 6 mandamentos "tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo"8.

Em 9 encontramos "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos", em referência ao segundo grande mandamento 2,3,4,5,6 logo fica o primeiro grande mandamento nos termos dos texto 2.

Logo para ser aceito no céu deve se amar a Cristo, e é dito em 10. "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos", o que Cristo se refere em 4,5,6 "Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás".

 

1. 17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

2. Deu 5:1 Chamou, pois, Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e preceitos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprir.
Deu 5:2 O Senhor nosso Deus fez um pacto conosco em Horebe.
Deu 5:3 Não com nossos pais fez o Senhor esse pacto, mas conosco, sim, com todos nós que hoje estamos aqui vivos.
Deu 5:4 Face a face falou o Senhor conosco no monte, do meio o fogo
Deu 5:5 (estava eu nesse tempo entre o Senhor e vós, para vos anunciar a palavra do Senhor; porque tivestes medo por causa do fogo, e não subistes ao monte) , dizendo ele:
Deu 5:6 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Deu 5:7 Não terás outros deuses diante de mim.
Deu 5:8 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
Deu 5:9 não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam,
Deu 5:10 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Deu 5:11 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
Deu 5:12 Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus;
Deu 5:13 seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
Deu 5:14 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu.
Deu 5:15 Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado.
Deu 5:16 Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Deu 5:17 Não matarás.
Deu 5:18 Não adulterarás.
Deu 5:19 Não furtarás.
Deu 5:20 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Deu 5:21 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; não desejarás a casa do teu próximo; nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Deu 5:22 Essas palavras falou o senhor a toda a vossa assembléia no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz; e nada acrescentou. E escreveu-as em duas tábuas de pedra, que ele me deu.  

3.Deu 6:1 Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres;
Deu 6:2 para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias.
Deu 6:3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais.
Deu 6:4 Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Deu 6:5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
Deu 6:6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
Deu 6:7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.
Deu 6:8 Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos;
Deu 6:9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.  

4. Mat 22:36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
Mat 22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Mat 22:38 Este é o grande e primeiro mandamento.
Mat 22:39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Mat 22:40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

5. Mar 12:28 Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
Mar 12:29 Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Mar 12:30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
Mar 12:31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.
6. Luk 10:25 E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Luk 10:26 Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu?
Luk 10:27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Luk 10:28 Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás.  

7. Luk 16:16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.
Luk 16:17 é, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.

8. Rom 13:9  Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Rom 13:10  O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.  

9. Jam 2:10  Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.
Jam 2:11  Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.  

10.Joh 14:15  Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

lei de Deus, mandamentos, amor, fundamento