A canonicidade do Livro de Tiago

Código VI01-E0007-P

VIEW:428 DATA:2020-03-20

Para se aceitar livros como canônicos, tais tem passar por diversas regras, como citação, datação, conexão arqueológica e outros.

O Livro de Tiago passou pelas normas para ser canônico, se anular alguma regra de canonicidade para que possa retirar o livro de Tiago de ser canônico outros livros que seguem o mesmo princípio deverão ser retirados.

Mas por que existe muitas pessoas querendo não determinar canônico o livro de Tiago? Em suma o livro de Tiago é aceito como canônico com todos os textos que ele possui, como por exemplo este abaixo.

Jas_1:27 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.

E em quase todos os conceitos de fé se utiliza o texto abaixo.

Jas 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

E quando alguém é acusado, remete-se ao texto.

Jas 4:12 Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?

Diversos são os textos aceitos pelos que aceitam as regras de canonicidade para os livros da Bíblia. Mas então qual seria o problema?

Existe uma classe de religiosos que determinam que  não se precisa fazer nada que envolva obras de forma que as obras não auxiliam na salvação.

De certo ponto a salvação não é pelas obras, mas a fé que não produz obras é morta. Assim quem tem fé tem obras, e vemos a fé pelas obras visto a fé não ser visível. Assim somos justificados pelas obras quando elas provém da fé. Mas uma classe de religiosos querem analisar que se pode ser justificado por fé sem obras. Mas se não existe fé sem obras, como se é salvo por fé? Logo a fé e as obras cooperam. O livro de Tiago define tais coisas, mas é uma pedra no sapado para aqueles que desejam imaginar que se pode viver de qualquer modo, o importante á apenas acreditar em Cristo. Tais fatores são vinculados ao texto.

Mas se as técnicas de canonicidade de Tiago são as mesmas que os outros livros do Novo Testamento, por que diversas pessoas são contra o livro de Tiago? É simples um verso determina tais efeitos.

2Ti 4:3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,

Assim quando uma pessoa deseja mestres segundo seus desejos, ele não deseja ter trabalho ou mudar sua vida em conformidade com o exemplo de Cristo. Antes deseja fazer todas as coisas relacionadas ao prazer do mundo, e ainda assim ter tudo. Mas as escrituras não dizem assim, elas dizem que :

Php 2:15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo,

Veja que é irrepreensíveis, ou seja são diferentes da geração corrupta, e resplandece com luminares do mundo. E isso acontece quando, a pessoa busca a santificação. O que outros livros determinam coisas muito mais fortes que o que existe em Tiago.

Mat 5:48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.

Ora ser perfeito como Deus é perfeito. Ora Tiago é apenas uma ponte em que determina que fé e obras caminham juntas, e que fé sem obras não existe. Assim cada pessoa que diz ter fé tem que obrigatoriamente ter obras. Foi assim com todos os discípulos de Cristo, todos tiveram fé e obras. E as obras são demonstração da fé. Existem obras falsas sim, é a obra sem fé, e existe fé falsa, que é a fé sem obras.

Assim o problema de Tiago não esta na dúvida da canonicidade, pois tal segue todas as regras que outros livros, o problema é a dureza de coração daquele que acha que a Bíblia justifica alguém que não faça nada para ajudar a causa da salvação e toma sua cruz seguindo os passos de Jesus. Visto que Jesus disse:

Joh_5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Assim Jesus não fez a sua vontade, não buscou seus gostos, mas fez a vontade de Deus, pois a fé sem obras é morta, e Jesus tendo fé estava abundando em obras. Assim diz o texto.

1Co_11:1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

E tais pessoas que imitam a Cristo, tem as obras de Cristo. E Cristo cumpriu a lei. Assim todo que imita a Cristo cumpre a lei. De forma que Tiago, alem de passar pelos testes de canonicidade passam pelo teste de Hermenêutica e Exegese.






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

Tiago, canonicidade, produção da bíblia, livros