Tiago escrito para todos os homens

Código VI01-E0006-P

VIEW:407 DATA:2020-03-20


Vamos usar para a análise o circulo Hemenêutico
Ao que fazemos a pergunta, Tiago foi escrito para os Judeus?
Lendo o final do livro de Tiago temos.
Jas 5:19 Meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter,
Jas 5:20 sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
Então Tiago esta falando sobre a verdade, sobre conversão e sobre perdão. Tal informação não é para um sistema de comunidade Judaica, e sim um conceito para todos. Portanto o livro de Tiago não foi escrito para Judeus.
Tiago fala da verdade, "se alguém dentre vós se desviar da verdade". Mas onde se encontra a verdade? Como sabemos que tal é verdadeira?
Um dos princípios é a afirmativa de Jesus.
Joh 4:22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.
Então Jesus diz que os Judeus conhecem a Deus, e que a salvação vem dos judeus.
Logo Tiago fala da verdade contida no que Jesus disse, que a salvação vem dos judeus.
Tiago ainda informa.
Jas 5:7 Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas.
Jas 5:8 Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.
Portanto Tiago esta falando para aqueles que esperam a volta de Jesus. Para os judeus a volta de Jesus seria uma e não duas, portanto Tiago não estava falando aos judeus estava falando com todos que aguardam a volta de Jesus.
Tiago ainda comenta
Jas 4:4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
O que Jesus diz sobre isso?
Joh 17:14 Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Ora tal relato é para os judeus ou para todos os que aceitam a Jesus? Ora a resposta é simples, tal afirmação é para todos.
Tiago comenta
Jas 3:17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Jas 3:18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz.
Ora tais análises são para todos ou para os judeus? Ora podemos observar o seguinte texto.
Gal 5:22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
Gal 5:23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Assim Tiago refere-se a todos os homens, e irmãos em Cristo.
Vejamos ao conceito de religião, que Tiago cita.
Jas 1:27 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.
Este termo é um termo separado, ou um conceito para todos os povos? Com todos estes conceitos podemos concluir, que o livro de Tiago, se relaciona a conselhos, e normas para todos os homens, em todos os lugares da terra e em todos os tempos. São portanto instruções para todos os que aguardam a segunda vinda de Cristo. Seu compêndio é distribuído entre verdades da conversão, e do arrependimento ligado ao perdão, relacionado a graça de Jesus em cobrir multidão de pecados. Jesus cita que a salvação vem dos judeus, e diz que os judeus conhecem quem adoram. Tiago define a esperança na segunda vinda de Cristo, e solicita para aguardar com paciência. Cita a amizade do mundo, de igual forma que Jesus refere-se a todos os que se tornam discípulos de Cristo. Tiago confirma os frutos do espírito, um fator fundamental da ligação com Cristo e da unidade com o espírito e a graça.
Ou seja Tiago é um livro para todos os homens, escrito para compreensão e salvação de todas as pessoas, e fortificação na graça, e na produção dos frutos do espírito.






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tiago, lei de Deus, normas, obedecer, frutos do espírito