Espírito Santo V

Código VO02-E0005-P

VIEW:410 DATA:2020-03-20
Batismo com Espírito Santo
Marcos 1:8 Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.
Muitas pessoas questionam se o batismo é do Espírito Santo, é no Espírito Santo. Ora o verso diz quem quem batizará no Espírito Santo é Cristo. Logo o Batismo é Cristo que faz, com o Espírito Santo. Por exemplo o batismo com água é de João Batista, e batiza na água. Ora o batismo não é a água que faz, e sim João Batista, assim o batismo com Espírito é Jesus quem faz.
Mat 3:11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.
O Batismo nas águas não obriga que automaticamente se batize no Espírito, algumas vezes ocorre depois.
Act 19:5 Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Act 19:6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.
O que seria estar cheio do espírito?
Eph 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,
Act 13:52 Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Ora temos o termo estar cheios de alegria e do Espírito, o que seria cheios de alegria? Cheios de alegria é não estar triste, ou não ter tristeza no coração, e assim cheios do Espírito é não ter outro espírito contrário ao Espírito Santo. Como por exemplo o espírito do mundo que é contra o espírito de Deus.
Mas quando se recebe o Espírito Santo?
Vamos dizer que uma pessoa não receba o Espírito Santo, ela pode se converter? Ela pode se arrepender? Vamos por exemplo dizer que um homem conheça apenas um caminho, se por acaso ninguém mostrar outro caminho o homem poderá decidir pelo caminho que não conhece?  Assim sem o Espírito Santo o homem não pode conhecer a Deus, por isso sem receber o Espírito de Deus ele não tem a capacidade de tomar o bom caminho. Logo todos recebemos o Espírito Santo.
Mas o Batismo com o Espírito Santo é quando se deixa o espírito do mundo e se entrega a vontade de Deus atravéz de seu espírito.
Assim o Batismo com Espírito Santo nada mais é que deixar o espírito do mal, e pensar apenas no Espírito de Deus, como estar cheio de alegria é estar vazio de tristeza.
Santificação e o Espírito.
Quando falamos santo estamos referindo a separação de algo para um efeito específico. Quando falamos de Bíblia o termo santo vem definido a coisas consagradas e determinadas pela vontade de Deus. Quando dizemos Deus santo, estamos dizendo que Deus obedece suas mesmas leis que são justas. Se falarmos homem santo temos que o homem é dedicado a fazer a vontade daquele que o santifica. Veja que santo é um adjetivo, e o substantivo é a parte anterior. Se eu disser que o Templo é Santo, então temos que um objeto é dedicado as ações divinas. Assim como quando dizemos Espírito Santo temos que o espírito esta dedicado as ações divinas.
Por exemplo ao ler o texto.
Rom 1:3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
Rom 1:4 e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor,
Temos que Cristo possui sua parte humana conforme a carne segundo a descendência de Davi, e sua parte espiritual advindo de Deus. Ora vamos dizer que o termo espírito de santidade é um ser, então obrigatoriamente a carne seria outro ser. O que é irracional. O que temos é que Jesus tem sua parte carnal e sua parte espiritual, sendo uma pessoa só. Sabendo que como Jesus viveu uma vida santa então tinha o espírito de santidade. E por isso Jesus disse.
Mar 14:38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Ora assim Jesus tem o espírito de santidade, mesmo sabendo que a carne é fraca.
Assim a santidade envolve o espírito, assim cada homem deve dedicar seu espírito a santificação, mediante o próprio espírito de Deus. Assim é necessário que o homem entre em contato com o Espírito de Deus que é santo e tente adequar seu espírito ao espírito de Deus. Não podemos ser santos sem saber o que é santo, e somente um ser santo pode mostrar o que realmente é santidade. Mas a decisão de escolher é de cada homem. É o homem que escolhe se quer ou não ser semelhante a Deus. Fosse Deus que controlasse nossas decisões seríamos robôs e não haveria menor lógica de que o pecado viesse a existência. O pecado só tem sentido de existência em um universo com seres conscientes e que podem decidir o seu caminho. O ato de Deus conhecer as pessoas não determina que tais não tenham o direito de escolha. Apenas determina que o mal esteja sobre controle, se Deus não tivesse conhecimento de tudo poderíamos ao entrar o mal no universo, não termos segurança alguma que ele poderia ser destruído. Além de ter de imaginar um deus sem forças, o que acabaria definindo que o universo não existe, pois somente um Deus infinito que poderia construir um universo com regras infinitas.




Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

divindade, Espírito de Deus, Espírito Santo, Deus