*A doutrina adventista em Cristo é imputativa ou expiatória? - VC6-E95-P

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Primeiramente devemos entender que o pecado ao cordeiro é expiatório, ou seja se faz expiação pelo pecado1. Em nenhum local o cordeiro gerencia o sistema imputatório. No sistema expiatório temos a santificação, no imputatório temos a destruição2. O fundamento imputatório é o sistema de julgamento, ou determinação de condenação. No sistema adventista o conceito imputatório é determinado no chamado "Juízo investigativo", assim o cordeiro morto não é segundo o adventistmo o sistema imputatório, e sim expiatório, visto que o imputatório ocorre no  "Juízo investigativo".

O fundamento do "Juízo investigativo", se baseia no texto "todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus"4, "todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal"5. O termo imputar bíblico envolve o conceito de julgamento ou conclusão, ou seja a imputação é uma ação de um julgameto6, sem um julgamento, ou juízo não se tem imputação.

De fato a base adventista para o  "Juízo investigativo", é o fundamento do termo imputação. Sem a base da imputação, não se tem o juízo, visto o termo "Senhor não imputará o pecado"8, e "todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus"4, acrescido de "diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal"5.

Como o sistema imputatório só ocorre no julgamento, tal ação ocorre representativamente no santíssimo terrestre, e realmente no santíssimo celestial. Assim o sistema expiatório ocorre em todo santuário por meio de sangue, ou seja onde há sangue há expiação, a imputação não se faz mediante sangue. O único momento que no ritual não ocorre a expiação por meio de sangue é no bode que é enviado ao deserto7. Dessa forma os adventistas não determinam a imputação em Cristo, pois Cristo gerencia a expiação por meio do sangue8. Assim onde há sangue há expiação e não imputação. Imputação é a determinação legitima judicialmente de que algo deva ser sentenciado, ou seja não gerencia o sangue expiatório e sim a justiça divina.

Jesus não pode por justiça divina ser condenado por pecados, fosse Jesus condenado judicialmente por pecados, tal julgamento seria injusto. De fato somente um advogado sem crime poderia interceder pelo pecador, e esse é Jesus. Levando a causa do homem pecador ao Tribunal divino "havemos de comparecer ante o tribunal de Deus"4, em que não se possa imputar pecado em Jesus, visto sua vida sem pecado. Tivesse Jesus pecado não poderia ser advogado do homem, pois seria participante do crime, e sendo participante do crime não se pode ser advogado.

Assim sem pecado, no tribunal de Deus, Jesus não pode ser por justiça divina ser condenado por algo que não cometeu, se não seria injustiça divina, "Deus é um juiz justo"9.  Ora para um Justo juíz não pode imputar condenação a uma pessoa que não cometeu um delito, isso seria injustiça. Assim para Jesus não se é imputado pecado, pois na justiça não se pode determinar pecado para quem não cometeu. Mas por expiação o pecado esta sobre Cristo, não o dele pois não tem pecado "porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado"10. De fato em um julgamento justo não se pode culpar um inocente, e assim os pecados que estão em Cristo são passados pelo tribunal, "Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus"4. E agora sim ocorre a imputação do pecado ou da justificação "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado"2, "Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus"4,.

Assim a ação de Cristo como cordeiro não é imputativa e sim expiatória. Os fundamentos imputativos ocorrem no tribunal de Deus, visto que imputação recorre a Juízo, ou análise de causa ou circunstância.

;

.

Referências

  1. Exo_29:33 e comerão as coisas com que for feita expiação, para consagrá-los, e para santificá-los; mas delas o estranho nào comerá, porque são santas.
  2. Rom 4:7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
    Rom 4:8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.
  3. Joh 5:24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
  4. Rom_14:10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus.
  5. 2Co_5:10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.
  6. G3049
    λογίζομαι
    logizomai
    log-id'-zom-ahee
    Middle voice from G3056; to take an inventory, that is, estimate (literally or figuratively): - conclude, (ac-)
  7. Lev 16:19 E do sangue espargirá com o dedo sete vezes sobre o altar, purificando-o e santificando-o das imundícias dos filhos de Israel.
    Lev 16:20 Quando Arão houver acabado de fazer expiação pelo lugar santo, pela tenda da revelação, e pelo altar, apresentará o bode vivo;
    Lev 16:21 e, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso.
    Lev 16:22 Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para uma região solitária; e esse homem soltará o bode no deserto.
  8. Mat 26:28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.
  9. Psa_7:11 Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias.
  10. Heb_4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Reformadoresdasaude.com This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Reformadores

Pesquisando os verdadeiros caminhos para saúde

A saúde esta ligado diretamente em aceitar as leis da natureza como princípio ideal, anulando as ilusões que são criadas pela sociedade.

©2024 Websolution3d. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper