*Como Deus purifica o pecado, o altar e o fogo? - VC6-E50-P

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

 

Vários são os textos de purificação do pecado por fator direto de Deus, "ouve então do céu, e perdoa os pecados do teu povo Israel"2, isso quer dizer que o verso que diz "e sem derramamento de sangue não há remissão"3, de forma nenhuma visto que Deus perdoa, mas a pessoa não vai para o Céu, nem se torna um anjo, ou Deus conversa face a face. O perdão de Deus esta ligado com tudo que ele fez, faz e irá fazer. De fato "nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo"4, ou seja temos dois fatores de perdão ou remissão, um diretamente decretado por Deus, e automaticamente vinculado ao sangue de Cristo e outro vinculado a morte de Cristo por seu sangue, e automaticamente ligado a dádiva de Deus, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."5, fora tais temos as representações de Cristo por seu sangue, como animais que expiam o pecado pelo derramamento de sangue3, ou decretos e normas de Deus.

Um dos casos de purificação por decreto divino é o contido em Isaías, "Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado."1. Ora o ato de Deus decretar, anula a necessidade da morte de Cristo? De forma nenhuma, antes eleva-o de importância, e o decreta como dom imutável.

Mas se tal não envolve nem o conceito do derramamento do Sangue de Cristo, nem de uma ordem divina de Deus, então o pecado não é expiado. Um exemplo é o bode Azazel, tal bode não é sacrificado no altar e não tem derramamento de Sangue, nem tão pouco se considera o bode Azazel como Deus. De fato toda a construção para o bode Azazel não esta em referência a conceitos de algo relativo a permanência no santuário.

Ao vermos o conceito de "trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar", temos uma brasa trazida do altar, enquanto que o cordeiro envolve expiação, o sangue remissão, a brasa ou fogo do altar refere-se a purificação. Assim ao se usar a sombra da brasa do altar estamos falando do fator purificador do altar, que foi tocado na boca do profeta. Tal podemos fazer sua conexão ao texto "ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo"6.

Se observarmos o bode Azazel, em nada tem o fundamento do sacrifício, pois não morre no altar, nem é passado pela brasa, nem tão pouco seu sangue purifica o altar para remissão dos pecados. De fato ele é mandado para o deserto para morrer, sem remissão de pecados. De fato o conceito distinto de bode Azazel, esta declaradamente fora do sistema (sangue,cordeiro,altar, fogo), o que determina que o bode Azazel não pode se purificar no fogo do altar, carregando o pecado e morrendo fora do santuário.

Quando falamos portanto da brasa tirada do altar estamos falando de purificação, e ligando a ordem de Deus, e no altar esta vinculado o sangue. E mesmo que ocorra apenas a ordem "seus pecados estão perdoados", por Deus tal é aceito como fato necessário e suficiente, para o perdão, mas embutido nesse conceito a morte de Cristo.

De fato a construção do texto em Isaías1, vinculado ao altar e a ordem divina fortalece o sistema ritualístico como sombra da ação celestial, e fundamentada em sacerdócios santos, de mensageiros para o arrependimento em todos os tempos.

Referências

  1. Isa 6:5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!
    Isa 6:6 Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
    Isa 6:7 e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.
  2. 2Ch_6:25 ouve então do céu, e perdoa os pecados do teu povo Israel, e torna a levá-los para a terra que lhes deste a eles e a seus pais.
  3. Heb_9:22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
  4. Rev_13:8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
  5. Joh_3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
  6. Mat 3:11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo.



     

Reformadoresdasaude.com This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Reformadores

Pesquisando os verdadeiros caminhos para saúde

A saúde esta ligado diretamente em aceitar as leis da natureza como princípio ideal, anulando as ilusões que são criadas pela sociedade.

©2024 Websolution3d. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper