Didaque, Apócrifo ou não?

Código AF01-E0006-P

VIEW:483 DATA:2020-03-20
Muitas pessoas determinam que Didaque, seja um livro dos apóstolos, mas tal não foi incluído na Bíblia. Fosse dos apóstolos, tal deveria ter sido colocado nas Escrituras Sagradas.

Mas por que não está nas Escrituras? Tal escrito é considerado apócrifo por Eusébio, Atanásio de Alexandria  e Rufino. Mas todos estes são definidos como personagens da tradição católica.

Assim, devemos idealizar o verso que diz na Carta aos Gálatas 1:8 e 9, que cita que se até mesmo um anjo fale algo que não seja de acordo com o Evangelho, tal deva ser considerado maldição.

Quando lemos o primeiro capítulo de Didaque, encontramos a idéia de que existem dois caminhos, um para morte e outro para vida, e define que o modo para vida, é seguir os dois mandamentos. Mas o grande problema é que o caminho para vida, é Jesus. No verso de João 14:6 diz que Jesus é o caminho a verdade e a vida. Assim quando se mistura caminho, e vida, estes dois fatores leva a Jesus. E os discípulos saberiam disso.

Mas quando lemos Lucas 10:26 à 28, Jesus pergunta sobre a lei de Deus, e a interpretação da lei, Jesus disse que se fizer aquilo, a pessoa viveria. Assim podemos observar que o caminho e a vida, é Jesus e não a interpretação da lei. Dessa forma podemos observar que Didaque faz mistura entre termos e assim erra. Dessa forma podemos ver que Didaque não poderia ser um escrito dos Apóstolos de Jesus.

Temos também em Didaque 1:10, falando que se o homem deixar bater em sua face será perfeito. Mas a Bíblia jamais disse tal coisa. O termo perfeito, pode ser encontrado quando lemos Efésios 4:10 à 13, que lemos que para ser perfeito devemos cada dia chegar a estatura de Cristo, ou seja tentar imitar a Jesus, mediante as obras que Deus nos dá para cumprir. Assim não é por que se deixa bater que o indivíduo se torna perfeito, e sim quando a pessoa segue os passos de Jesus, e quando se chega a plenitude de Cristo.

Ainda em Didaque capitulo 1: 18 em diante, tem uma mistura em que junta o que foi dito sobre dar aos pobres, com dividas que se obtém. Na bíblia fala sobre oferecer a face, fala sobre dar a quem te pede. Mas não diz que aquele que te pede, quando não precisa, terá que pagar o que recebeu. A Bíblia fala quando uma pessoa faz uma dívida, onde lemos em Mateus 5:24 a 26, que o assunto em questão é sobre dívidas, e acusação de não pagar o que deve.

Mas Didaque mistura, o ato de ser oprimido, o homem deve não enfrentar o opressor, e ao dar, a quem te pede diz para fazer de bom grado. E quem recebe, Deus o analisará. Mas em Didaque, determina a mistura de julgamento do juiz humano, na posição de Deus, e define uma ação humana como uma ação divina. E ainda no final, Didaque cita, para reter a esmola até aprender a dar. Mas onde na bíblia cita para reter a esmola? Podemos ler isso em Mateus 5:42 que define que deve-se dar a quem te pede. Assim podemos ver que nos textos de Didaque, não se tem entrosamento com o pensamento dos escritos dos Apóstolos, o que mostra claramente que é meramente uma análise de algum indivíduo ou grupo, tentando interpretar a seu modo, o que estava escrito nos textos dos apóstolos.






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

Didaque, apócrifo, doutrina católica, tradição