Equilíbrio da Graça e a Lei

Código VD06-E5006-P

VIEW:415 DATA:2020-03-20

Quando lemos o texto em Gal 5:4, vemos "vós os que vos justificais pela lei", o que é justificar pela lei? À determinar que pelo cumprimento da lei, podemos ser salvos. Vemos no texto, "é pelas obras que o homem é justificado", então somos justificados pelas obras ou pela fé? Ninguém é justificado somente pela fé, nem é justificado somente pelas obras. Pois se fôssemos justificados somente pela fé, o texto Tia 2:24, estaria errado, e sem nenhuma prova de que o texto Tia 2:24 seja adulteração não podemos determinar que seja errado. Mas o  o texto em Tia 2:24 determina "e não somente pela fé" Tia 2:24. " a fé sem obras é morta"Tia 2:26  pois "a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma".

Quando alguém se justifica pela lei, está decaindo da graça pois não precisa de Cristo, mas todo aquele que não tem obras, sua fé está morta em si mesma.

Cristo se deu a si mesmo, para um povo, e este povo escolhido é determinado como "zeloso de boas obras" Tito 2:14. Não adianta falar em Deus pois "Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra."Tit 1:16, logo está correto "é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé"Tia 2:24. Mas mesmo as obras devem estar vinculadas a graça, assim o homem não pode se justificar pelas obras, mas " o homem é justificado, e não somente pela fé". Ou seja ele não se justifica, mas é justificado tanto pelas obras, quanto que pela fé.

Agora, o que é "justificais pela lei", veja que qualquer lei não justifica, ela serve para mostrar o pecado. Logo quando se é "zeloso de boas obras"Tito 2:14 não se precisa de lei, pois a lei serve para mostrar o pecado. Assim o homem que não mata, não precisa conhecer a "lei não matarás", pois esta não o condena. Logo "é pelas obras que o homem é justificado"Tia 2:24, e assim "zeloso de boas obras"Tito 2:14. Por exemplo recordemos a história em Mat 25:31-46.

Todos os dois grupos criam em Jesus, mas o que diferenciou um grupo do outro grupo? Ora, um era "zeloso de boas obras"Tito 2:14, e o outro não. Logo, temos novamente "é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé" Tia 2:24. Mas as obras não são a lei, a lei mostra que obras não podem ser feitas. Por exemplo, a Lei diz: "não matarás", portanto aquele que matar está fazendo "obras eram más" João 3:19-21, e qualquer que violar a lei dos mandamentos, está determinando que suas "obras eram más" João 3:19-21. Logo a lei não justifica, mas mostra o pecado, e aquele que permanece em violar a lei "não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas" João 3:19-21. Logo, pecado está na classificação de obras más. E "Todo aquele que comete pecado transgride a lei" I João 3:4, logo as obras da lei é mostrar o pecado, e as boas obras é não praticar o pecado.

1.Gal 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.

2.Tia 2:24 Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.

3. Tia 2:17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

4. Tia 2:26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

5. Tit 2:14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.

6. Tit 1:16 Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra.

7. Col 3:17 E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

8. Gal 5:4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes

9. Mat 25:31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

Mat 25:32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;

Mat 25:33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

Mat 25:34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuàpor herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Mat 25:35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;

Mat 25:36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.

Mat 25:37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

Mat 25:38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?

Mat 25:39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?

Mat 25:40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

Mat 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;

Mat 25:42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

Mat 25:43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.

Mat 25:44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

Mat 25:45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.

Mat 25:46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

10. Joh 3:19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.

Joh 3:20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

Joh 3:21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.

11. 1Jn 3:4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei .

12. 1Jn 3:4 Todo aquele que comete pecado transgride a lei; de fato; de fato o pecado é a transgressão da lei.


 






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

graça, lei, justificação pela fé